Criação da ABLC – Associação Brasileira Low Carb

25 de setembro de 2018

No último fim de semana, dia 23 de setembro de 2018, o dr. José Carlos Souto anunciou, durante sua palestra no evento Tribo Forte em São Paulo, a criação da Associação Brasileira Low Carb, uma Associação sem fins lucrativos que visa a disseminação do conhecimento científico acerca de uma alimentação saudável e baixa em carboidratos.

A ABLC é presidida por Dr José Carlos Souto, autor do blog www.lowcarb-paleo.com.br, referência no Brasil na prática de LowCarb baseada em evidências científicas. Conta com a direção científica do Dr Rodrigo Bomeny, médico endocrinologista com vasta experiência na prática de medicina baseada em evidências e alimentação Low Carb e com a direção científica para nutrição a cargo de Paty Ayres, nutricionista especializada em dieta Low Carb/Cetogênica baseada em evidências, para aplicação em doenças autoimunes, autismo, epilepsia e diabetes, com foco no escopo familiar.

A ABLC vai lançar um selo de aprovação para produtos com baixo teor de carboidratos. O objetivo é facilitar a identificação desses alimentos pelo consumidor. Será uma forma rápida de visualizar que o produto atende os critérios estabelecidos pela ABLC, sendo seguro para o consumo em uma dieta Low Carb.

Um dos princípios da ABLC na certificação de produtos Low Carb, é promover o uso de ingredientes baixos em carboidratos, alternativos aos convencionais. Nesse sentido, o fabricante que pretende comunicar na embalagem que seu produto é Low Carb deve priorizar o uso de matérias-primas naturalmente baixas em carboidratos. 

Certos ingredientes elevam a glicemia tanto ou mais do que o açúcar, portanto a ABLC entende que não faz sentido sua utilização em alimentos rotulados como Low Carb, ainda que em baixas quantidades. Isso não significa que produtos contendo algum ingrediente proibido para a certificação não sejam considerados saudáveis ou funcionais. Esses casos devem ser avaliados individualmente pelo consumidor, sob orientação de seu profissional de saúde.

O que o SELO Low Carb da ABLC garante?

● Que a porção informada no produto é adequada para consumo de pessoas que buscam estratégia de alimentação Low Carb;

● Isenção de ingredientes considerados inadequados em uma alimentação Low Carb;

● Informações nutricionais obrigatórias conforme normas vigentes;

● Informações nutricionais complementares para auxiliar profissionais e consumidores a traçar melhores estratégias alimentares, de acordo com suas necessidades individuais.

Fonte: @ablc.org.br

Em breve o site estará na ar: www.ablc.org.br


Gostou? Inscreva-se na nossa lista de novidades!

Por gentileza, se deseja alterar o arquivo do rodapé,
entre em contato com o suporte.
%d blogueiros gostam disto: