atividade física Senhor Tanquinho

A importância de treinar e ter força

SENHOR TANQUINHO

Na postagem de hoje, nós iremos falar sobre “por que treinar força?”.

Isso porque, ao nosso ver, treinar e ter força física é algo muito importante e positivo para praticamente todas as pessoas.

Sendo que simplesmente não há nenhuma desvantagem em ser mais forte.

E a força pode ajudar em diversas facetas da sua vida, como:

  • melhor postura
  • maior mobilidade
  • maior qualidade de vida
  • maior duração da vida

além da própria força em si.

Pois ter força é relevante para diversas atividades do dia a dia, além de situações isoladas que podem acontecer.

Como forma de abordar este tópico, vamos compartilhar agora a opinião do coach americano Mark Rippetoe sobre o treino de força.

Ele é autor do livro Starting Strength, e um grande incentivador desse tipo de treinamento.

Então confira abaixo as poderosas palavras de Rippetoe que introduzem o seu livro Starting Strength.

Julgamos esses parágrafos interessantes para entendermos como ele pensa a esse respeito da questão da força — com algumas verdades que podem doer a algumas pessoas.

E, após a leitura da introdução (em tradução livre), vamos compartilhar a nossa opinião — a opinião do Senhor Tanquinho.

A importância da força física — por Mark Rippotoe

“A força física é a coisa mais importante na vida —  e isso é verdade quer você queira, quer não.

Conforme a humanidade se desenvolveu ao longo da história, a força física se tornou menos crítica para a nossa existência diária, mas não menos importante para as nossas vidas.

Pois nossa força, mais do que qualquer outra coisa que a gente possua, vai determinar a qualidade e a quantidade da nossa vida em nossos corpos.

Antigamente, nossa força física determinava quanta comida conseguiríamos obter, e quão quentinhos e secos nós conseguiríamos ficar.

Atualmente, ela simplesmente determina quão bem somos capazes de funcionar nesses novos ambientes que criamos para viver conforme nossa cultura foi se modificando.

Mas nós ainda somos animais.

Nossa existência física ainda é, numa análise final, a única coisa que importa.

E um homem fraco não é tão feliz quanto esse mesmo homem seria se ele fosse forte.

Essa realidade é ofensiva para algumas pessoas — que gostariam que o intelectual ou o espiritual tivessem maior importância.

Ao mesmo tempo, é interessante ver o que acontece com essas pessoas e com suas opiniões conforme elas conseguem aumentar a sua força no agachamento.”

Força física não é tudo

Essas são palavras poderosas, de uma opinião contundente do Mark Rippetoe.

E são válidas como ferramentas para pensarmos mais na importância da força física.

No entanto, nós não compartilhamos 100% dessa opinião.

Pois, ao nosso ver, existem coisas mais importantes do que a sua força física.

Como por exemplo:

  • as ações positivas que você deixa no mundo;
  • a sua saúde como um todo;
  • os seus relacionamentos;
  • a sua felicidade;
  • e muito mais.

Na nossa opinião, todos esses elementos citados acima são mais importantes do que simplesmente ter força física e levantar coisas pesadas.

Mas então, por que treinar força?

Apesar de não acharmos que ter força física é a única coisa que importa na vida, ela ainda tem seu papel.

Então nós vamos expandir um pouco sobre alguns dos fatores que fazem a força física ser realmente útil.

Ter força te ajuda a ter uma melhor postura

Nessa nossa vida moderna, a maioria das pessoas passa a maior parte do tempo sentada.

Para piorar, elas ainda costumam ser pessoas sedentárias.

E isso é muito ruim para a postura — que tende a piorar cada vez mais, principalmente quando você vai ficando mais velho.

Quem é que não gostaria de ter uma postura melhor, não é mesmo?

Basta olhar ao redor para ver como a postura das pessoas tende a ser bem ruim.

E os problemas dessa má postura são muitos:

  • problemas no pescoço,
  • problemas na coluna,
  • anteriorização pélvica,
  • diminuição da mobilidade,

E nem vamos entrar no mérito de que esses problemas de postura ainda conferem uma aparência esteticamente desagradável (feia mesmo).

(Curiosidade: você sabia que a função principal do desejado abdômen tanquinho é de estabilização — isto é, postura — e não de flexão?)

Além disso, todos esses problemas tendem a se agravar conforme a idade vai avançando.

E treinar força pode ajudar a melhorar a postura por fortalecer os músculos envolvidos na manutenção de uma boa postura na maior parte do tempo.

Ter força te ajuda a ter uma maior mobilidade e um envelhecimento mais sadio

Pessoas que têm uma mobilidade maior apresentam maiores chances de terem um envelhecimento mais sadio e uma vida melhor na sua velhice.

É muito triste ver aquelas pessoas que estão atingindo a terceira idade, e que ainda estão completamente lúcidas…

Mas que não conseguem se mover adequadamente porque não têm mais força suficiente em seus membros.

E ter mais força e mobilidade na velhice passa justamente por desenvolver esses fatores durante sua vida toda.

Ou seja, se você está preocupado com sua saúde e bem estar agora e no futuro, então você deveria começar a praticar alguma atividade para desenvolver força agora mesmo.

Além disso, a força e mobilidade não são úteis apenas quando você ficar velho.

Por exemplo, tendo mais mobilidade você vai conseguir ter um melhor desempenho esportivo em praticamente qualquer atividade.

Não existe nenhum esporte ou atividade na qual a sua performance vai piorar porque você consegue exercer mais força.

(Em alguns esportes pode ser desejável não ganhar peso — hipertrofiar — mas mesmo assim tende a ser desejável conseguir exercer mais força com a mesma massa.)

Ter força te ajuda a ter uma vida mais saudável e longa

E é importante treinar força para melhorar a sua saúde como um todo.

Pois, se você tiver mais força, provavelmente você também vai ser uma pessoa mais saudável.

Inclusive, é curioso notar que, aparentemente, as pessoas com mais força física vivem mais.

Seja porque você consegue ter uma postura melhor, uma mobilidade melhor, com  mais agilidade nos seus movimentos… seja pela longevidade em si.

Isso porque você vai poder se mover mais, e praticar mais atividades simples como caminhar e brincar com seus netos — o que é saudável física e psicologicamente.

E também porque com músculos mais fortes e rápidos você consegue, por exemplo, prevenir quedas com mais facilidade.

Sendo que tudo isso está relacionado ao treino de força.

Conclusão e palavras finais sobre a importância de ter força física

Como você pode ver, ter mais força pode ser positivo para você por diversas maneiras maneiras.

Além do que treinar e desenvolver essa força pode ser divertido — basta encontrar alguma atividade que te ajude a desenvolver força.

Alguns exemplos são:

dentre outras.

Todas essas atividades ajudam a desenvolver força — então é importante você encontrar um bom professor e começar a investir em você.

Invista em você

E não é por acaso que escolhemos a frase “investir em você”.

Porque faz total sentido encarar o treino de força como uma metáfora para investimentos financeiros, uma verdadeira “poupança para a sua velhice”.

Sendo que esse exato tema surgiu de maneira independente em duas conversas com especialistas no nosso podcast — um com o médico Erik Neves e outro com o treinador Felipe Piacesi.

São podcasts inteligentes, recheados de conteúdo, e que vale a pena você escutar depois.

Mas perceba: mencionamos diversas vezes o treinamento de força como algo para a sua velhice e longevidade…

Mas você não demora muito para começar a colher os benefícios do treino — alguns começam a acontecer imediatamente.

E o Mark Rippetoe também deixa uma outra frase legal para a gente:

“Exercício não é algo que fazemos para melhorar um problema. Mas sim é algo que temos de fazer de qualquer maneira — pois, sem ele, nós sempre teremos problemas”.

Essa frase realmente é excelente — e fecha muito bem nosso texto.

E agora a gente quer saber de você, você faz algum tipo de treino força?

Ou você não treina porque tem medo de ficar muito grande?

Se for esse o caso, saiba que ele é mais um mito do treinamento de forças e nós já falamos sobre ele em nosso canal no YouTube em um vídeo sobre os sete mitos com o treinamento com pesos.

(Assista lá para descobrir alguns enganos comuns sobre o treinamento de força.)

A gente fica por aqui e nos falamos numa próxima postagem.

Um forte abraço,

— Guilherme E Roney.

Receita de Panetone Low Carb com Brigadeiro

Receita
Salpicão de Frango
Low Carb

 Senhor Tanquinho

Guilherme e Roney
- Escritores no site ​Senhor Tanquinho
- Fundadores do projeto de culinária saudável

Box Low Carb
- Colunistas no ​Jornal Cruzeiro
- Criadores do Podcast do Senhor Tanquinho de entrevistas com especialistas

    

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