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13 sinais de que você está no caminho do emagrecimento saudável e definitivo

Mônica Souza

Para quase todas as pessoas, ações para cuidar da alimentação e adotar hábitos para uma vida saudável vêm sempre acompanhadas de uma sensação de sacrifício e sofrimento.

Entramos no papel da vítima, nos sentimos pobres coitados que não podemos comer o que queremos e tudo se torna mais difícil, dolorido e desconfortável.

Que tal olhar com outra lente para o processo? Que tal se posicionar positivamente e aprender a amar sua nova vida, deixar o “mimimi” de lado e assumir uma postura responsável e proativa?

A seguir estão algumas atitudes e comportamentos que são reflexo de um novo jeito de pensar sobre os cuidados com sua alimentação e saúde. Marque as que você já adotou:

1. (   ) Você tomou a decisão de emagrecer e assumiu a responsabilidade para si. Nenhum medicamento, médico, nutricionista ou coach pode ser responsável por você. Apenas e unicamente as suas ações no dia a dia é que vão lhe levar para onde você quer. O importante é ter clareza de onde quer chegar e os motivos pelos quais você quer emagrecer.

2. (   ) Você se abre para novas ideias, novos comportamentos e novos caminhos. Compreende que continuar fazendo o mesmo que fez a vida inteira para tentar emagrecer, ou ter os mesmos comportamentos nocivos em relação à comida não vão te ajudar em nada. Pelo contrário: são comportamentos que precisam de um olhar gentil e cuidadoso para serem mudados.

3. (   ) Você não se compara com outras pessoas. Corpos e caminhos alheios são apenas corpos e caminhos alheios. Eles lhe mostram uma possibilidade, podem servir de inspiração. Mas seu corpo e seu caminho são únicos. Compare-se apenas com você mesmo.

4. (   ) Você não dá satisfações sobre suas ações e atitudes para ninguém. Você escolhe o que vai comer baseado nos seus objetivos e no que você acredita que é ideal para sua saúde e seu corpo.

5. (   ) Você compreende a importância do planejamento e da organização da sua alimentação e age no sentido de facilitar e melhorar o seu ambiente, tendo à mão comidas deliciosas e saudáveis e sabe escolher fora de casa, em situações sociais, restaurantes, o que vai comer.

6. (   ) Você baseia a sua alimentação em comida de verdade. Os produtos alimentícios industrializados não fazem parte da sua rotina alimentar. Você compreende que as farinhas refinadas, o açúcar, massas, pães, bolos, doces, sucos de caixinha, produtos light e diet, dificultam o equilíbrio hormonal no seu corpo, deterioram a sua saúde e lhe fazem engordar e adoecer. Compreende que é mais importante a qualidade da sua comida do que a quantidade.

7. (   ) Você compreende que para comer muito bem, com prazer, com alegria pelas escolhas que você faz é essencial para seu processo. Você não se sente vítima, não se sente triste nem pensa em restrições alimentares: você faz escolhas conscientes, sabe escolher o que é bom para você, e se sente fortalecida dia a dia por ser capaz de escolher o melhor para você.

8. (   ) Você está focado nas suas ações de hoje, presente no agora, e não pensa excessivamente no resultado final.

9. (   ) Você compreendeu que a perda de peso não é linear e que podem ocorrer aumentos, semanas de eliminação mais rápida, momentos de eliminação mais lenta. O importante é a constância.

10. (   ) Você já compreendeu que apenas a balança não diz muita coisa: medidas menores, roupas mais largas, bem-estar, energia e disposição são igualmente importantes.

11. (   ) Você sabe identificar seus sinais de fome e saciedade. A melhora na qualidade do que você come faz você perceber com mais facilidade se está com fome de verdade e permite que você se sinta saciado mais rápido. Hormônios equilibrados são essenciais para aumentar a nossa percepção de fome e saciedade.

12. (   ) Você compreende que saúde é um todo, não é só emagrecer. Organiza sua vida para a prática de atividade física, o manejo do estresse e o sono de qualidade. Sabe que estes pontos são essenciais no seu processo.

13. (   ) Você se antecipa às situações sociais, escolhe bem os restaurantes que frequenta, sabe encontrar no cardápio comidas deliciosas, prepara refeições para amigos em sua casa de acordo com o que é bom para você.

Resultado:

Se você marcou:

9 a 13 itens: Parabéns! Você está no caminho. Continue!

4 a 8 itens: Você já compreendeu que o caminho do emagrecimento definitivo e saudável está na mudança de pensamento. Siga em frente!

3 itens ou menos: Talvez você ainda esteja preso nos comportamentos do passado e com dificuldade de pensar diferente. Que tal escolher um item novo a cada dia para ser trabalhado?

 

Este teste é uma brincadeira, uma imitação daqueles testes de revistas femininas, lembra? Na verdade, a ideia é contribuir para uma visão mais positiva no processo.

Veja quais alternativas estão tranquilas para você e quais ainda precisam de mais atenção. Priorize essas ações.

 

Autora:

Mônica Souza – Cozinha Consciente

    

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