dicas de alimentação e saúde plschutz

Dieta: o mais importante para a nossa saúde?

Pedro Schütz

Embora a dieta claramente tenha uma influência significativa em nossa saúde, ela não é o único condutor – e às vezes nem é o mais importante.

Sono, atividade física, estresse, conexão social, diversão, prazer, tempo ao ar livre, bem-estar mental e emocional, e vários outros fatores também desempenham papéis essenciais.

Isso não é controverso, mas descobri que isso é frequentemente negligenciado entre muitas pessoas com quem converso, e inclusive isto aconteceu comigo mesmo (logo mais conto mais).

Eu me lembrei de uma outra frase que escuto muito: “Saúde é tudo. Se você não tem saúde, nada mais importa!”

Eu discordo parcialmente.

Sim, é verdade que a saúde é importante. Eu não acho que alguém discorde disso.

Mas isso significa que você não pode ter uma vida feliz, gratificante e produtiva se não tiver saúde perfeita?

Acho que não.

Conheço algumas pessoas, que apesar de seus problemas de saúde, aprenderam a administrar esta condição, muitas vezes em associação a novas medidas de estilo de vida, e prosperam tranquilamente. Elas têm amigos, se divertem, amam seu trabalho e sua vida.

Aqui está a coisa: nem todos os problemas de saúde são solucionáveis. Medicina funcional e uma dieta e estilo de vida ancestral são poderosos e muitas vezes muito eficazes, mas não são panaceias. Às vezes, apesar de nossos melhores esforços, podemos nunca recuperar 100% de nossa função.

Afinal, se existisse “tal coisa” como a saúde perfeita, e nós pudéssemos obtê-la, seríamos imortais…

No entanto, nós podemos dar passos certos em direção a uma saúde quase perfeita.

Entre esses passos, é impossível dizer qual é mais importante, porque a resposta irá variar de pessoa para pessoa.

A maioria de nós quer um manual com as respostas prontas, inquestionáveis, na ilusão de segurança e certeza, uma receita pronta para encontrar o caminho certo, e se possível, com alguns atalhos.

E como tribais, animais, seres humanos, gostamos de ser parte de um grupo. O portal Saúde Ancestral é um belo exemplo de grupo, que se juntou para escrever sobre o estilo de vida Paleo/Primal, comida de verdade, ou seja, um provável caminho certo.

Um parêntese importante que a experiência vai nos ensinando: um dos maiores obstáculos para uma saúde perfeita para muitas pessoas: sua própria mente.

Vou citar um exemplo, que aconteceu comigo.

Em 2014 eu era um atleta competitivo no ciclismo. Fazia treinos específicos para a modalidade, fazia musculação, treinos de recuperação, tudo certo, mas minha saúde não ia bem como eu gostaria. Estava um pouco acima do peso que devia, cansado cronicamente e dormindo mal.

Talvez fosse algum ajuste na dieta, experimentar algum suplemento novo, enfim, mudar algo.

Mas nenhum movimento na alimentação resolveu. E por que será que aconteceu isso?

Porque estava me esforçando e focando toda a minha energia onde já era forte, a alimentação (já fazia LCHF), os treinos, mas não estava resolvendo o “elo fraco” da corrente, que era a gestão do stress e, principalmente, dar algum tempo para atividades fora do ciclismo, passear, ter prazer fora do esporte favorito.

O mais difícil e primeiro desafio em resolver estas questões era justamente estar plenamente consciente de que o stress ou a falta de prazer eram os problemas.

É onde nossas próprias mentes tornam-se o maior obstáculo na nossa busca de uma saúde perfeita: muitas vezes não vemos quais são nossos elos mais fracos, porque, por definição, são áreas onde nos faltam consciência ou percepção.

Não valorizava descanso e prazer, mas colocava um prêmio elevado no sucesso e na realização. Isso tornava as coisas mais difíceis.

Mas enfim… um belo dia li Mark Sisson e o seu Primal Blueprint. Percebi que o treino crônico e de alta intensidade que praticava, sem lazer, sem o descanso necessário, não me entregaria a saúde desejada, pelo contrário, estava me tirando esta.

E tudo mudou a partir de então. Com a mente e corpo agora em sintonia, puxando para o mesmo lado!

Inclusive meu foco hoje em dia é saúde e ficar em forma, não mais ser competitivo.

Encontrei a minha saúde desejada!

Até a próxima!

 

Autor:

Pedro Schütz – Ciência Schutz

   

Por gentileza, se deseja alterar o arquivo do rodapé,
entre em contato com o suporte.
%d blogueiros gostam disto: