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3 dicas para vegetarianos

Senhor Tanquinho

A dieta vegetariana ou vegana está cada vez mais em voga, e por muitos motivos: de solidariedade com os animais a preocupações com o meio ambiente, passando mesmo por simples preferências dietéticas (isto é, não apreciar o sabor da carne).

E o fato é que existem diversas variações: desde o ovo-lacto-vegetarianismo (com consumo de ovos e derivados do leite), até o veganismo (no qual não se consome nenhum tipo de produto ou serviço – mesmo entretenimento – em que exista sofrimento animal).

Em todo caso, existem alguns detalhes a que vegetarianos e veganos devem se atentar para manter níveis ótimos de saúde – e assim continuar exercendo suas opções alimentares com total liberdade (e por mais tempo).

Por isso, hoje vamos ver três dicas de saúde para que você consiga seguir o vegetarianismo enquanto se mantém em dia com a sua saúde.

Dica #1 – Comer Comida De Verdade

Não é nada produtivo para você se tornar um vegetariano que come batatas fritas com cerveja todos os dias – muito menos aqueles produtos altamente processados que “imitam carne”.

Na verdade, é importante se lembrar da máxima: só porque algo é vegetariano, ele não é necessariamente saudável”.

Um exemplo simples é o açúcar refinado, ou mesmo algodão doce.

São alimentos sem glúten, sem lactose, vegetarianos… e péssimos para sua saúde.

Dica #2 – Evitar Óleos de Sementes Refinados

Essa dica se aplica a vegetarianos, claro – mas também a qualquer pessoa que queira melhorar sua saúde.

A verdade é que óleos vegetais refinados – como o óleo de soja, óleo de milho, óleo de canola, óleo de girassol ou mesmo óleo de cártamo – são altamente refinados e pró-inflamatórios, com alto teor de gorduras ômega-6, e facilmente oxidados e despojados de seus nutrientes.

Em vez disso, opções saudáveis de óleos vegetais incluem o óleo de coco e o azeite de oliva extravirgem – que pode sim ser usado para cozinhar, conforme explicamos aqui.

Dica #3 – Suplementar Vitamina B12

Suplementar vitamina B12 é uma necessidade real para a maioria dos vegetarianos – mesmo os que comem ovos e queijo ocasionalmente.

Isso porque, mesmo que as bactérias intestinais sintetizem um pouco de vitamina B12, essa quantidade certamente não é suficiente para manter níveis saudáveis dessa vitamina.

Algumas opções de proteínas vegetais como espirulina também contêm um pouco de B12 – mas, novamente, é bem difícil (para a maior parte dos vegetarianos) atingir níveis saudáveis dessa importante vitamina.

Isso porque a vitamina B12 é importante para a saúde cognitiva, cardiovascular, mental, autoimune, sexual e até mesmo para a proteção contra o câncer.

Por isso, é mais inteligente adquirir um bom suplemento dessa vitamina (ela não é algo financeiramente caro) para garantir que a sua dieta vegetariana seja realmente saudável do que arriscar sua ideologia e sua saúde – e ainda sofrer todos os dias com as consequências de uma alimentação abaixo do ideal.

Concluindo

A dieta vegetariana pode ser incrivelmente saudável e mesmo versátil.

Pois ela pode conter boas doses de proteínas, pode ser rica em gorduras e carboidratos de boas fontes, e até mesmo pode ser uma dieta vegetariana low-carb.

Por isso, basta que você se atente a alguns detalhes e faça escolhas inteligentes para atingir a melhor saúde da sua vida enquanto come uma dieta livre de carne e mesmo de outros produtos de origem animal.

A decisão é toda sua.

Se quiser saber mais dicas para esse estilo alimentar, sugerimos conferir essas outras dicas interessantes para quem está começando no vegetarianismo.

 

Autores:

Guilherme e Roney

Senhor Tanquinho

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