emagrecimento melissachaves

Volte ao básico

Melissa Chaves

Como médica nutróloga inserida no universo paleo/primal/lowcarb, algumas vezes no meu dia a dia atendo pacientes que sabem bastante sobre nutrição. Conhecem o conceito da dieta, já a praticam há algum tempo e muitas vezes com pouquíssimos erros. No entanto, me procuram. Me contam que se alimentam bem, que melhoraram, mas estão frustrados pois não chegam ao resultado que querem, seja em relação a sua estética ou a sua doença. Uma boa parte acha que falta uma suplementação bem feita, alguma pílula de vitaminas, um exame caro pra detectar intoxicações diversas, genes defeituosos ou alergias ocultas.

E eu acho, com toda a sinceridade, que a maioria não precisa de nada disso. Claro, são condutas importantes e muitas vezes necessárias. Além disso, sempre existirão casos mais complicados que irão demandar soluções mais específicas. Mas eu sempre procuro voltar ao básico e conversar sobre os outros pilares da saúde, que para algumas pessoas serão mais difíceis de mudar do que a dieta. E eles são: o estresse crônico, o sono e o exercício físico.

Vivemos dias difíceis para o manejo desses outros três pilares. E muitas vezes está na melhora deles o segredo para conseguirmos o resultado que queremos. Em nós mesmos ou com as pessoas que atendemos. Estamos todos envolvidos com muitos problemas, excesso de trabalho, excesso de informação, pouco tempo livre e ao ar livre, pouco tempo de lazer, pouco tempo de interações sociais significativas. Abusamos da tecnologia, imersos em telas o dia inteiro e até muito tarde da noite. Quanto ao exercício, muitos de nós se exercita pouco, e alguns se exercitam demais.

Enfim, quando nos perguntamos o que está errado e o porquê de não estarmos conseguindo o resultado que desejamos com a nossa saúde mesmo com a dieta quase perfeita, antes de complicar, vamos pensar no básico. Pode ser que intervenções simples façam a diferença. Ir dormir mais cedo, desligar todas as telas a partir de uma certa hora do dia, aproveitar os momentos com quem amamos, manejar o estresse e a ansiedade melhor, mudar a forma como nos movimentamos, seja pra mais ou pra menos. Parece bobagem, mas muitas vezes a resposta está aí. Nem tudo é dieta e nem toda solução pra melhorar um pouco mais a saúde é complicada. Volte ao básico, sempre!

 

Dra. Melissa Chaves

  

Gostou? Inscreva-se na nossa lista de novidades!

Por gentileza, se deseja alterar o arquivo do rodapé,
entre em contato com o suporte.
%d blogueiros gostam disto: