alimentação de crianças coachdiva.diariopaleo

O que posso fazer para que meus filhos adquiram hábitos mais saudáveis?

Diva Osório

Sou mãe de 2 lindos meninos de 7 e 4 anos de idade. Como mãe, além de entusiasta de um estilo de vida saudável, sempre tive a preocupação em criar os meus filhos com base em princípios e valores que estejam alinhados com meu estilo de vida. Para isso, sempre procurei oferecer a eles acesso à uma alimentação balanceada e saudável assim como enfatizar a importância do movimento, com a prática de atividades físicas.

Muitas mães demonstram o mesmo tipo de preocupação e uma pergunta frequente que recebo é: “O que posso fazer para que os meus filhos adquiram hábitos mais saudáveis?”

A resposta é simples: FAÇA!

A melhor forma de convencer não é pelo argumento, e sim pela experiência. O comportamento e as escolhas dos seus filhos serão reflexos das suas. Não só o exemplo é a melhor maneira de ensinar, é a única! Tudo que você tem que fazer é ser o exemplo.

Não adianta querer que seu filho seja um atleta, mas você ser sedentário e passar a tarde vendo televisão. Não adianta querer que seu filho beba água e suco sem açúcar, mas você beber Coca-Cola todos os dias. Não adianta querer que seu filho ame vegetais, mas você mesmo só come batata frita.

A quantidade de crianças doentes, obesas, pré-diabéticas e com problemas metabólicos é assustadora. Esse cenário é causado pelas escolhas que fazemos todos os dias. No caso de crianças, as escolhas são dos próprios pais, que muitas vezes sem nem perceber já instalam hábitos destrutivos em seus filhos. Na escola dos meus filhos, tenho exemplo de mães que mandam biscoito recheado e salgadinho para escola de lanche. E refrigerante na garrafinha de água. É assustador. Mas é a realidade.

Por que não acostumar seus filhos a comerem saudável desde sempre? Criança, assim como nós, também tem que comer COMIDA. COMIDA DE VERDADE. Não que venha em pacotinho, saquinho, latinha…

A alimentação da criança não precisa ser forçada. Só de você manter em casa alimentos naturais e saudáveis, e evitar os industrializados e processados carregados de açúcares, refinados e ingredientes nocivos, eles irão adquirir o hábito de comer bem.

E o mais importante, é a demonstração do que você faz no seu dia a dia. Eles observam e podem não demonstrar, mas estão absorvendo. Ao invés de cobrar que eles comam frutas e vegetais, coma você, e eles irão se interessar. O invés de cobrar que eles pratiquem e se interessem pelos esportes, vá você para a academia, e eles irão se encantar com a sua motivação.

Nunca forcei meus filhos a comerem vegetais nem salada. Mas eles veem o que eu faço e aprendem através das minhas ações, dos meus hábitos. Nem sempre gostaram de comida saudável, mas na hora certa, despertaram o interesse e veio a vontade, assim, naturalmente, sem cobrança nenhuma. Nunca os proibi de comer pizza, hambúrguer, tomar sorvete, comer chocolate… e eles gostam bastante. Mas para eles é exceção, coisa para de vez em quando. E mesmo dentro das exceções conseguimos fazer escolhas mais saudáveis. E se não acontece de comer, eles nem sentem falta.

Portanto, o conselho que dou quando me perguntam o que fazer é:

Seja você exemplo para os seus filhos, através das suas ações, dos seus hábitos diários. Mais cedo ou mais tarde, você vai perceber que o exemplo fala mais alto do que a cobrança.

 

“A palavra convence, mas o exemplo arrasta. Não se preocupe porque seus filhos não te escutam, mas te observam todo o dia.”

Madre Teresa de Calcutá

 

Autora:

Diva Osório – Diário Paleo

 

Por gentileza, se deseja alterar o arquivo do rodapé,
entre em contato com o suporte.
%d blogueiros gostam disto: