coachdiva.diariopaleo epigenética

Epigenética – como o nosso estilo de vida tem o poder de modificar a expressão dos nossos genes

Diva Osório

Dizem que não há bala de prata para doenças e o envelhecimento…

“A bala de prata é o seu estilo de vida.”

Loren Cordain

 

Sua mãe já te disse alguma vez: “Não come isso filha! Você é o que você come!”

É mais ou menos isso mesmo. Na verdade não somos o que comemos. Mas nos tornamos o que comemos.

A crença popular é que nascemos com o nosso DNA já formado e com os genes que irão determinar a nossa saúde. Os genes bons nos fazem saudáveis e os genes ruins nos fazem ficar doentes e nos engordam. É até cômodo pensar dessa forma, de certa forma nos acomodamos na realização do que já foi determinado: o destino.

E se pudéssemos mudar isso e desligar os genes ruins e ligar os bons?? A boa resposta: podemos! Como?? Por meio das escolhas que constituem o nosso estilo de vida.

Epigenética é a ciência que explica se os seus genes irão ou não se manifestar. A ciência mostra que a expressão genética e a doença são diretamente afetadas dependendo do que você come e do que você faz. O seu DNA não muda, mas a forma como os seus genes se expressam sim, muda, e isso leva o seu DNA a se expressar de forma positiva, ou negativa.

Mais e mais pesquisas estão apontando para o fato de que o nosso estilo de vida e as nossas decisões, o meio ambiente aonde vivemos e as escolhas que fazemos diariamente, tem influência direta sobre nossa saúde a nível celular. Você literalmente tem o poder de prevenir doenças metabólicas crônicas. Ou de estimulá-las. Temos como se fossem “interruptores de luz” que ficam em cima do nosso DNA, e podem ligar ou desligar os genes. Esses “interruptores” são influenciados pelo nosso meio ambiente e pelas nossas escolhas diárias, incluindo a comida que comemos, o quanto nos movimentamos, o quanto descansamos…

O que isso significa? Que apesar de você ter nascido com um gene que aumenta suas chances de contrair câncer, por exemplo, dependendo das suas escolhas e do seu estilo de vida, essa doença nunca virá a se manifestar. Por outro lado, você pode estimular doenças que nem estavam programadas no seu código genético.

A influência é tão forte que há evidências que a epigenética tem efeitos tão intensos que atravessam gerações. Modificações genéticas são possivelmente herdadas e suas escolhas de hoje podem alterar a estrutura genética dos seus bisnetos. Pense bem: qual a herança que você irá querer deixar para eles??

O que fazer então?

Reconecte-se com a sua natureza. Alimente-se com comida de verdade, movimente-se frequentemente, reequilibre seu relógio circadiano, descanse bem, tenha pensamentos positivos, conviva com pessoas agradáveis, tenha bons relacionamentos…todas são formas de vivermos com mais equilíbrio, de forma mais positiva, melhorando assim a nossa saúde e a nossa qualidade de vida.

Não são os seus genes. É o seu ambiente. São as suas escolhas. É o seu estilo de vida.

É tudo questão de decisão. A vida é simples assim. Melhor mudar agora, do que reclamar depois.

 

Autora:

Diva Osório – Diário Paleo

 

Por gentileza, se deseja alterar o arquivo do rodapé,
entre em contato com o suporte.
%d blogueiros gostam disto: