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As versões “sem culpa” continuam ativando sua compulsão?

Diva Osório

Você começa a fazer uma dieta, resolve que quer finalmente reeducar sua alimentação e mudar seu estilo de vida em definitivo. Porém, inclui diversas opções de alimentos que comia antes, mas em versões “okay”: low carb, paleo, primal, diet, light, sem açúcar, sem glúten, sem lactose, sem culpa, sem isso, sem aquilo…

Você estranha, pois essas versões, aparentemente saudáveis e inocentes, continuam ativando sua compulsão e desejo por comer mais.

Antes, você era viciado no pão com manteiga de manhã. E hoje em dia, continua viciado no pão com manteiga. Antes, você era viciado na mousse de chocolate após o almoço. E hoje em dia, continua viciada na mousse de chocolate. Somente a versão da fonte do vício que mudou. Mas o vício permanece lá.

Tudo bem então? Já que não tem calorias, já que os ingredientes usados foram “do bem” podemos abusar e continuar comendo as mesmas coisas, que em primeiro lugar nos colocaram em uma posição de descontrole diante da comida?

O que você tem que perceber é que não é somente a quantidade de calorias que pode te prejudicar. Mas sim O QUE você está comendo. Um doce low carb, ainda é um doce! Um pão paleo, ainda é um pão! E foram esses alimentos que te colocaram em uma posição de descontrole diante da comida.

A dependência desse tipo de alimentos que te levou aonde você está, que te causa compulsão, que te faz querer mais e mais do que não te faz bem. E quando digo que não te faz bem, não necessariamente me refiro ao corpo, à aparência estética, mas especialmente ao mais importante: à sua cabeça, sua mente.

É uma questão não somente de trocar a farinha de trigo branca pela de amêndoas, mas sim de eliminar a necessidade que você sente do pão em si. Não somente de trocar o açúcar pelo adoçante, mas sim de tirar essa necessidade do sabor doce.

Claro, que essas versões são boas opções para algumas ocasiões, mas não podemos ficar dependentes delas, assim como éramos antes. Dessa forma, você não mudou. Somente substituiu uma dependência, por outra.

No final, é tudo uma questão de “mindset”. Temos que perceber que enquanto a cabeça não muda, o resto não muda.

Enquanto você achar que:

  • “Tem que” comer um doce depois do almoço todo dia (então ataca um doce low carb cheio de adoçantes)
  • “Tem que” comer pão todos os dias (então se enche de pão low carb achando que está tudo certo)
  • “Tem que” adoçar seu café (então entope ele de adoçante)
  • “Tem que” isso, “tem que” aquilo….

E continua tentando se enganar enquanto não toma a atitude de realmente se livrar pelo seu vício por comida, cortando-o pela raiz, não pelo caule.

O que você TEM QUE fazer é decidir de uma vez por todas que VOCÊ que está no controle da SUA vida e que você não depende de comidas muletas para te sustentar.

As coisas que você não controla, acabam te controlando. Vamos tomar o controle da sua vida de uma vez por todas??

 

Autora:

Diva Osório – Diário Paleo

 

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