resistência à insulina rodrigobomeny

O que é resistência à insulina?

Rodrigo Bomeny

Chico Bento nunca foi um bom aluno. Não prestava atenção na aula – preferia tirar um cochilo – e muito menos fazia lição de casa – preferia pescar.

Mas, na véspera das provas, sempre estudava. .

Na última prova de português, tirou um 8.

Para conseguir essa nota, teve que estudar por 3 tardes seguidas, em um total de 12 horas de estudo.

Rosinha era mais disciplinada. Prestava atenção na aula.

Na última prova de português, tirou um 8 também.

Para conseguir essa nota, estudou 1 hora no dia anterior à prova.

A nota foi a mesma, mas percebam que Chico Bento teve que se esforçar muito mais para conseguir a mesma nota.

Chico Bento e Rosinha foram fazer alguns exames de check-up.

Chico Bento não era muito disciplinado na alimentação. Comia muito doce – fazia goiabada com as goiabas que roubava do Nhô Lau.

O resultado da glicemia dele foi 80. Para conseguir manter essa quantidade de glicose no sangue, teve que produzir “12 insulinas”.

Rosinha era mais disciplinada. Tinha uma alimentação rica em legumes e vegetais, carnes e gorduras. Comia poucos alimentos industrializados.

O resultado da glicemia dela foi 80. Para conseguir manter essa quantidade de glicose no sangue, teve que produzir “1 insulina”.

A glicemia no sangue foi a mesma, mas percebam que Chico Bento teve que se esforçar muito mais para conseguir manter a mesma quantidade de glicose no sangue.

A tendência é que se o Chico Bento não passar a prestar mais atenção na aula, em algum momento esses estudos pré-prova não sejam suficientes e ele fique de recuperação.

O mesmo vale para sua glicemia. A tendência é que se ele não parar de comer goiabada e continuar tirando seus cochilos durante a tarde toda, precise produzir cada vez mais insulina para manter uma quantidade boa de glicose no sangue. Mas em algum momento isso não será mais suficiente (possível) e ele ficará de recuperação (diabetes).

Analisar a glicose de maneira isolada é igual comparar os alunos apenas pela sua nota. Existe um contexto por trás que não pode ser desprezado e que pode ser mais importante que a própria nota / glicose.

Isso é a RESISTÊNCIA À INSULINA.

 

Autor:

Dr. Rodrigo Bomeny

 

Gostou? Inscreva-se na nossa lista de novidades!

Por gentileza, se deseja alterar o arquivo do rodapé,
entre em contato com o suporte.
%d blogueiros gostam disto: