atividade física fpiacesi

Não gosta de musculação!?

Felipe Piacesi

Deixando claro: nenhuma modalidade de exercício físico fará pela sua saúde o que a musculação pode fazer. Ela é funcional, equilibrada, sustentável e segura. Você pode fazê-la em alta intensidade por décadas, sem lesões articulares e muito menos ósseas. Obviamente estou falando de uma musculação corretamente prescrita e periodizada.

Me antecipando às perguntas: não, nem pilates, nem natação, nem corrida de rua, nem Kangoo, nem CrossFit, nem “funcional”, nem Zumba e nem as variadas formas de HIIT (que defendo no auxílio ao emagrecimento) são tão boas para a saúde como a musculação. Todas têm suas deficiências e riscos que muitas vezes comprometem a sustentabilidade da prática. A musculação, não.

“Ah, mas é chato e eu não gosto”.

Concordo. E acrescento que, se bem feita, queima, cansa, te atrapalha a andar e às vezes causa até enjôo. Sem contar as dores musculares que podem vir nos dias seguintes. E eu faço há 15 anos ininterruptamente.

“Como você consegue???”

Simples. Fazer é uma decisão racional. Oras, ninguém gosta de musculação! Gostar dos resultados é diferente de ter prazer com a prática. As pessoas gostam de assistir filmes, conversar, ler, andar de skate, comer, brincar com o cachorro, namorar, colecionar coisas, dar rolê de moto, jogar bola, caminhar no parque, viajar, dormir, etc, etc…

E você, pensando na lista de coisas que realmente gosta, incluiria escovar os dentes? Não, né! Nem por isso deixa de escovar algumas vezes ao dia.

Fazer musculação é como escolher brócolis e ovo cozido no self service. É muito provável que você goste mais de batata frita e lasanha e deseje um belo sorvete como sobremesa. Mas se pensa na saúde, creio que faça decisões racionais na hora de montar o prato e dispense a sobremesa.

Outro ponto favorável à musculação é: quantas pessoas você conhece que estão sedentárias e sofrerão ou já sofrem as consequências dessa condição devido à falta de tempo? Pois é, 3 treinos de 20 minutos de musculação já são suficientes para os melhores resultados. Na verdade, 2 vezes por semana com intensidade bastam. O best seller “Body by Science” vai além: um treino de 15 minutos por semana!

Por fim, sejamos sensatos: a construção/obtenção de qualquer coisa importante na vida, de cursar uma faculdade, passando por criar os filhos, até juntar uma grana para comprar um carro, envolve momentos em que nos vemos tendo que fazer coisas chatas, não é mesmo? E o que seria de nós se só fizéssemos o que gostamos ou o que nos dá prazer imediato?

Então é isso. Espero que este texto te faça pensar seriamente em fazer musculação.

Um abraço!

 

➡ Se você quiser conhecer o trabalho do Felipe como coach e ver os resultados dos alunos dele, clique aqui.

Autor:

Felipe Piacesi – Treino Qualitativo

  

Por gentileza, se deseja alterar o arquivo do rodapé,
entre em contato com o suporte.
%d blogueiros gostam disto: